https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT127098
Pretendemos que a Região do Alto Alentejo seja servida pelos instrumentos de emergência e socorro previstos na Lei, assim como acesso imediato a medicamentos fundamentais para a Região, como por exemplo, antídotos contra mordeduras e picadas de animais venenosos
1 - Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) totalmente operacional ao serviço das populações, que esteve 480 horas inoperacional, entre 01 de Janeiro e 31 de Julho de 2025.
Foi um caso mortal recente que despoletou mais destaque para esta carência básica e obrigatória por Lei, que nesta Região não se está a cumprir.
Quantas mais mortes terão de existir?
2 - Criação de stock permanente no Hospital de Portalegre de antídotos para os principais animais venenosos da Região.
Todos os anos existem relatos de mordeduras e picadas de animais venenosos principalmente víboras - 81 casos entre 2021 e 2023 - e escorpiões. As vítimas tardam em receber tratamento, e que na maioria dos casos necessita de ser transferida para Lisboa, esperando longas horas. Apesar dos casos registado anualmente, incluindo vítimas mortais, esta estatística é ignorada pela opinião pública e pelo poder político.
Quantas mais mortes terão de existir?
3 - Activação dos Planos de Socorro e Protecção Civil em caso de catástrofe: incêndio, vendaval, chuva torrencial, apagão, etc
Nos fogos recentes que assolaram a Região, foi evidente a falta de coordenação de meios, total falta de informação à população e erros grosseiros na contabilização de danos materiais que deixaram famílias sem casa.
Será necessário mais uma fatalidade para que se cumpra a Lei?
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT127098